“A carne brasileira de maneira alguma é fraca, muito pelo contrário, o setor é MUITO FORTE. Infelizmente, ocasionalmente temos nas estruturas organizacionais de empresas, pessoas que não apresentam condutas compatíveis com o bom andamento das atividades. E isso é verificado pelas ocorrências que todos os dias são divulgados nos noticiários, em vários setores.
Então, o que precisamos é ter uma fiscalização intensiva em todas as empresas, incluindo seus funcionários e aos funcionários públicos, para bloquear as ações que não correspondam com a correta conduta de seus serviços prestados, de forma a preservar a integridade saudável dos produtos alimentares que vão à mesa dos consumidores. Esta fiscalização tem obrigatoriamente, o dever de coibir, responsavelmente, qualquer atividade irregular, seja por incompetência, ganância ou corrupção, que venha a provocar a desordem no setor e que, caso comprovado a anormalidade, sejam efetuadas as punições cabíveis a cada um que contribua para a incorreção.
Desta forma, temos que ficar atentos ao desenrolar dos próximos acontecimentos, pois este é um dos principais setores da economia, um dos esteios financeiros do país, já que somos o maior exportador e um dos maiores produtores mundial de carne. Certamente, notícias como estas prejudicam a economia como um todo.
A carne é forte e o país é imenso; estes dois adjetivos dimensionam e mensuram o motivo da grande repercussão e da importância que esta “operação” está fazendo no mercado da carne e na economia do país.
Entretanto, são nestas horas que devemos enaltecer aqueles que são corretos. Valorizar em demasia essas últimas ocorrências, pode acobertar o trabalho, o empenho e a dedicação que muitos destinaram para o melhoramento genético, manejo alimentar, nutricional e reprodutivo dos animais, e todos os avanços tecnológicos e sanitários que arduamente foram conquistados para atingir o respeito e a garantia de ofertar um produto de excelência para o mercado nacional e internacional. Além disto, o setor da carne foi que melhor reagiu e mais trouxe resultados positivos à economia nacional nestes tempos de crise.
Finalmente, aos honestos produtores de carne deste país, muito obrigado; tanto pela produção da nobre proteína produzida, mas também pelos empregos e divisas gerados, que alavancam o nosso gigante Brasil”.
Pedro Luiz Alves Nunes – Médico Veterinário
Superintendente Técnico
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIMOUSIN