A Origem

 

blog1

Limousin - Origem na França

Para mostrar a grande pureza da raça, recordamos que pinturas na Gruta de Lascaux (França), foram descobertas e ainda hoje são observadas por muitas pessoas de todo o mundo. Essas pinturas, datadas de 7.000 anos atrás, mostram animais, incluindo cavalos, aves, humanos, etc., e uma raça bovina de cor marrom-avermelhada, com chifres claros e pontiagudos, boca larga e musculatura abundante, mostrando a impressionante semelhança com o gado Limousin atual.

Originário da Zona Centro-Sul da França, onde imperam pradarias pobres e desmineralizadas, montes pedregosos, verão com temperatura acima de 30ºC e inverno com nevascas acumulando em até          um metro de altura, onde a temperatura  atinge -15ºC, identificam o meio exigente onde o gado Limousin foi selecionado.

A grande massa muscular e o alto rendimento de carcaça que a raça oferece, vem da metade deste século, quando até então os animais eram utilizados para tração, com os agricultores selecionando de forma quase natural os animais de porte avantajado, esqueleto resistente e musculatura abundante, para poder tracionar grandes volumes e trabalhar a terra.
Na França, país de origem, apresenta hoje 900.000 vacas em reprodução, sendo 10% delas rigorosamente selecionadas como matrizes para formação de planteis, sendo participantes do programa de seleção do livro genealógico “Herd Book Limousin”.

Hoje, há mais de 05 marcas registradas de carne Limousin na França, sendo destaque absoluto no quesito “qualidade de carne”.

-   700 mil vacas na França
-   70 mil vacas registradas
-   Nascem aproximadamente - 35 mil machos/35 mil fêmeas
-   35 mil selecionados pelo computador pela performance
-   1.3 mil selecionados pelo fenotipo
-   900 vão para a estação experimental (Lanaud)
-   650 são classificados como "esperança"
-   50 vão para I.A.
-   600 são testados até 16 meses
-   300 classificados "Reprodutor Jovem"
-   15 classificados como RJ* "Reprodutor Jovem com Estrela”